O BLOG

Soluções para Arquitetura e Paisagismo.
Este blog foi elaborado por Marjorie K © 2008-2024.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Edifícios públicos, Cidade do México,

Edifícios e praça revigoram centro da capital mexicana.


A praça que articula o conjunto tem no centro um espelho d´agua com pequenas pirâmides de concreto 

O propósito de recuperar uma importante parte do 
centro da capital mexicana é o maior atributo do complexo Plaza Juarez, um dos projetos expostos na sala especial do escritório Legorreta + Legorreta, na 6ª BIA. 

As torres , ocupadas pela Secretaria de Relações Exteriores daquele país (edifício Tlatelolco) e peloTribunal Superior de Justiça do Distrito Federal, protagonistas da intervenção, são articuladas pela grande praça Juarez, solução que mescla áreas livres, espaços abertos e ruas de pedestres. Também estão previstos para o local edificações de uso misto e de estacionamento. 

O projeto do escritório dirigido por Ricardo (pai) e Victor (filho) Legorreta dá novo alento a uma regiãoduramente afetada pelos terremotos que atingiram a capital mexicana há 20 anos. 

Implantada na alameda Central, a intervenção cria uma zona detransição entre a parte da cidade onde estão os edifícios de maior altura e o centro histórico , caracterizado por construções mais baixas e de relação mais amigável com os pedestres. A proposta arquitetônica, argumentam os autores, buscou adequar-se a essa situação urbana. 

Na região central da capital mexicana, o conjunto Plaza Juarez tem como protagonistas as torres da Secretaria de Relações Exteriores e do Tribunal Superior de Justiça.

É por esse motivo que o embasamento do complexo obedece à altura de 12,65 metros, o mesmo gabarito do vizinho templo de Corpus Christi - edificação histórica que foi restaurada e funciona hoje como ponto de atração local. 

As vias de acesso foram tratadas como jardins e terraços, de forma a serem utilizadas como áreas de expansão dos edifícios. Apraça Juarez, que circunda o templo, é considerada o principal espaço exterior do conjunto e ponto de acesso a ele. 

No centro dela destaca-se um espelho d'água de 35 x 30 metros, caracterizado por mais demil pequenas pirâmides de concreto, trabalho criado em colaboração com o artista plástico barcelonêsVicente Rojo . 

Localizada ao norte da praça, a torre ocupada pela Secretaria de Relações Exteriores possui 23 pavimentos. 

No térreo ela abriga hall, sala de imprensa e escritórios. Nessa cota, externamente, há um pórtico que faz a ligação entre os diferentes elementos do conjunto. Acima desse nível situam-se a recepção e a sala de reuniões, no mesmo gabarito do templo histórico restaurado. 

No segundo andar está o restaurante executivo e, nos 19 pavimentos superiores, encontram-se escritórios da secretaria. 

O topo do edifício é ocupado pelos gabinetes de diplomatas e pelos equipamentos de serviço. 

Exteriormente , a torre é marcada, em seu corpo principal, pela fachada em grelha , desenho que é interrompido no terço inferior por quadrados salientes em relação à lateral. 

Restaurado, o templo de Corpus Christi deve funcionar como elemento de atração para o resto do conjunto. Ao fundo, a torre Tlatelolco. 

O edifício ocupado pelo Tribunal Superior de Justiça, ao leste da praça, tem 18 pavimentos. Também possui pórtico articulador e abriga, nos primeiros pisos, as áreas comuns do tribunal. Quinze andares são ocupados pelos setores operacionais. 

A construção é arrematada por um piso de escritóriosdiferenciados e outro destinado às equipes de serviços do edifício. 

A composição visual é semelhante à da torre Tlatelolco , porém com o quadrado desalinhado situado na parte superior. 

Via Arcoweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários são moderados.
Não serão publicados comentários fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.