O BLOG

Soluções para Arquitetura e Paisagismo.
Este blog foi elaborado por Marjorie K © 2008-2024.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Cerâmicas como te quero bem

Eu sempre gostei de peças cerâmicas, as vintages então, realmente lindas, delicadas..não entendo muito da técnica, de como são feitas, da produção, mas meu critério é se acho bonita a peça finalizada.

Lendo o blog da Bloesem, me deparei com esses exemplares, quero compartilhar com vocês..
  Saudita

Arabia_mix
O que me admira sobre uma empresa, tais como a Saudita é que eles estão no negócio por mais de cem anos e têm de produzir alta qualidade e peças únicas de porcelana, cerâmica e olaria outros.  Algo que eu não sabia sobre a Saudita é que ela era parte de Rörstrand por um longo tempo até que se tornou independente. 
 Alguns dos designers mais famosos e talentosos têm colaborado com a Saudita, para citar apenas alguns: Kaj Franck , Ulla Procope , Toini Muona , Birger Kaipianen , Stefan Lindfors , Kati Tuominen-Niittyla e Harri Koskinen ...

Porsgrund


Johan Jeremiassen estabeleceu a Porsgrunds Porselænsfabrik AS em 1885 em Porsgrund, Noruega e iniciou suas operações, dois anos depois.  Desde então não mudou muita coisa na Porsgrund, eles usam os mesmos processos de produção original e até mesmo a fábrica tem a mesma aparência.  Somente uma coisa mudou: a reputação de Porsgrund tem se espalhado pelo mundo rapidamente ... e tem uma legião fiel de clientes, incluindo a Família Real da Noruega, então eu acho que estamos em boa companhia ...
A Porsgrunds comemora seu aniversário de 120 anos este ano, com coleções especiais de aniversário e ofertas disponíveis em todas as suas lojas..

Figgjo

Figgjo_mix

Figgjo foi fundada em 1941, e está localizado no Figgjo, perto de Stavanger, na costa oeste da Noruega. A cerâmica delicadamente ilustrada pela Figgjo são caracterizados pelas histórias que eles contam.  
As coleções têm nomes como Saga, Viking, Lotte, Daisy e Córsega. Quando você colocar uma Figgjo na mesa de jantar à seus convidados sempre haverá motivos de conversa ... as ilustrações, nos levam a imaginação e você nunca vai ficar entediado olhando para o artesanato surpreendente norueguês. 
Elas são tão coloridas e  trazem bom humor, pensando em um piquenique ou festa no jardim, primavera ou verão. 

Gustavsberg

Gustavsberg_mix  

Gustavsberg, a história remonta a 1826, mas a empresa tem experimentado bons e maus momentos durante a sua longa existência ... A empresa foi quebrada na década de 1990 e vendido em pedaços para o desespero de muitos "Gustavsbergers".  Mas havia um núcleo de artesãos apaixonados e as mulheres que continuaram produzindo cerâmica e porcelana em casa. Na verdade Gustavsberg tem tradição e vamos esperar que eles continuem fazendo isso por muitos anos vindouros.  Provavelmente um dos Gustavsberg 's coleções mais famosas é o "Nobel de porcelana", produzido em 1994.

Rörstrand
Rorstrand_mix
Sem dúvida, um dos produtores mais impressionantes e a cerâmica mais antiga do mundo é a Rörstrand . A empresa sueca tem sido e continua forte nos negócio por mais de 250 anos. O nome Rörstrand é sinônimo de alta qualidade e coleções especiais da cerâmica. Sua história está entrelaçada com a da Suécia e seus projetos contam a evolução cultural do país e da cidade de Rörstrand.  É fundada Saudita para se concentrar sobre o comércio de cerâmica com a Rússia.  Os russos tiveram a  sorte grande ... deve haver um pedaço Saudita em todas as mesas de São Petersburgo a Moscou ...

Stig Lindberg
 
Stig_viamodernity

Infelizmente, Stig Lindberg não está mais entre nós, mas tenho certeza que seu trabalho será muito lembrado. Ele foi um dos designers mais famosos e influentes na Escandinávia e no mundo. Stig Lindberg é o representante do design sueco da década de 1950.  Não há provavelmente nenhuma casa na Suécia que não tem um objeto Stig exibido em um lugar especial. Utensílios de mesa colorido, tecidos e livros infantis, bem como a arte cerâmica que pode ser encontrado em coleções de museus em todo o mundo.
 
Bersa_1

Aster
É incrível o que Stig Lindberg alcançou durante sua vida e eu poderia passar um fim de semana ou mais leituras sobre sua obra, mas por enquanto eu só queria mostrar o que eu acho que são os seus mais belos trabalhos de cerâmica: Bersa e Aster, que ele projetou para Gustavsberg .  Stig teve um longo relacionamento com Gustavsberg onde começou como pintor depois de se formar pela Faculdade de Estado sueco de artes, artesanato e design em Estocolmo, assumindo o cargo de diretor de arte da empresa em 1949.  Lindberg continuou trabalhando com o estúdio Gustavsberg até 1980, ele então se mudou para a Itália para estabelecer seu próprio estúdio.
 
Books
Você que estiver por perto, há uma mostra: Stig exposição Lindberg no Museu Nacional da Suécia até o final da próxima semana.  Há uma série de grandes livros sobre a vida de Stig Lindberg e seu trabalho, mas eles não são tão fáceis de encontrar. Um site que  venda os livros de Stig Lindberg é retro casa na Suécia. 

Esteri Tomula
 
Esteri_tomula
Esteri Tomula era um designer de decoração e trabalhou na Saudita há quase 40 anos.  Muito do seu trabalho foi inspirado pela flora em Concluir.  Ele foi especialmente famoso por Fennica e Krokus série, e copo de café e decorações diversas serviço de jantar, bem como placas de Botanica parede. Esteri usou uma técnica de impressão e pintura: desenhos contorno preto foram impressas e, em seguida, completados por detalhes pintados à mão em cores diferentes.  É incrível quanto tempo e dedicação foi colocado em um único item para obter um resultado perfeito.  Esteri colaborava frequentemente com Kaj Franck quem fez os desenhos de cerâmica.
 
Esteritomula
  
Há um grande livro sobre o trabalho Esteri Tomula, chamado de "Esteri Tomula Saudita 1947-1984", que descreve sua vida , amigos e inclui fotos da maioria dos seus trabalhos e alguns protótipos.
Se alguém souber onde eu posso comprar este livro por favor me avise!


Reguetpastel_1
Regoutpastel
 
Um dos meus favoritos, é o holandês Regout de Maastricht, de uma cidade mais ao sul dos Países Baixos, onde na verdade é muito montanhosa e um ótimo lugar para fugir no fim de semana e longas caminhadas ao longo do rio "Geul". Petrus Regout começou sua fábrica de cerâmica em 1836 e seu nome tem sido associado com a cerâmica holandesa desde então.  Sua empresa foi crescendo e começou a se concentrar mais em louças sanitárias e telhas ao longo dos anos.  Infelizmente, a empresa parou de produzir totalmente cerâmica decorativa e de mesa  em 1969. Mas, felizmente, ainda é possível encontrar cerâmicas Regout em muitas lojas holandesas vintage.  Eu amo essa série pastel, um design simples mas elegante. . Encontrei essas imagens em um site de um colecionador Regout .


Classicmodern_couk

Hilomodern_royalcop
  Quando você começar a pesquisar sobre a cerâmica é fácil se perder ...  ... há tantos desenhos lindos  ... é difícil fazer uma escolha.  Estas são apenas algumas das peças que encontrei .  Curiosamente, há muitas lojas japonesas ( japoneses lojas on-line )que vendem cerâmica vintage; .. é impossível para mim decifrar as descrições, mas só de olhar para as fotos me faz feliz!

Ourshowhome
  Você provavelmente já ouviu falar sobre OurShowhome .Sua loja on-line é um destino muito bom para encontrar algumas peças de cerâmica vintage maravilhoso.
Fonte:  Bloesem Blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários são moderados.
Não serão publicados comentários fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.