O BLOG

Soluções para Arquitetura e Paisagismo.
Este blog foi elaborado por Marjorie K © 2008-2024.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Revestir com charme


Valor ao artesanal. Foram necessários 20 m² de azulejos de 20 x 20 cm para cobrir esta bancada de churrasqueira no ambiente criado pelo designer de interiores Fábio Galeazzo para a Casa Cor São Paulo deste ano. "Escolhi peças pintadas pela artista plástica Calu Fontes. Elas trazem um toque artesanal e singelo, que contrasta com os elementos de alta tecnologia que selecionei para o espaço", explica.
Onde comprar: coleção Calu Fontes, padrões Oriente e Rosa, da DecorTiles, marca premium da Eliane, à venda na Texthura Y Cor.

Paisagem Renovada. Visível da sala, a área de serviço incomodava os moradores do apartamento. Para resolver o problema, os arquitetos Flávio Henry e Rita Henz transformaram o espaço em canto da churrasqueira, valorizado pela aplicação de ladrilhos hidráulicos de padrões diferentes no piso e na parede. "Os proprietários adoraram a ideia de dar ao local um ar de casa antiga", conta Rita. Utensílios da Spicy.
Onde comprar: padrão Tulipa, na parede, e Margarida, no piso, ambos com 20 x 20 cm, da Ladrilar.

         

Mosaico descontraído. Assim que mudou de casa, a empresária Cristina Brand resolveu dar um novo colorido à cozinha. "Os ladrilhos hidráulicos do piso me motivaram a repetir o revestimento na parede. Em minha busca, fiquei encantada com os mostruários dos showrooms, em que as peças são reunidas aleatoriamente", conta. Seus modelos preferidos compuseram o mosaico instalado acima da bancada.
Onde comprar: 60 peças de 20 x 20 cm dão origem ao painel, que reúne estampas de coleções variadas da Brasil Imperial

        

Inspiração na bagagem. Ao voltar de férias do Marrocos, a moradora quis aplicar no banheiro ladrilhos similares aos vistos na viagem. "Mas nenhum revestimento pronto se parecia com os padrões geométricos que ela havia encontrado por lá", diz a arquiteta Paula Neder, que, juntamente com o sócio, Alexandre Monteiro, criou um desenho especial. Como proteção, as peças receberam hidrofugante de silicone.
Onde comprar: as peças de 20 x 20 cm foram feitas pela Brasil Europa, que aceita a encomenda de desenhos exclusivos.

        

Energia positiva. Segundo os preceitos do feng shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, este canto da copa precisava de elementos vermelhos e brancos. A arquiteta Thaisa Camargo associou as duas cores em um mural de 2,40 x 2 m feito de ladrilhos hidráulicos. "A moldura com padrão geométrico dá um acabamento delicado à área central, em que os desenhos são floreados", diz. Acessórios da Casa Canela.
Onde comprar: as flores pertencem à linha Medalhão, e os losangos, à coleção Dama, ambas da Dalle Piagge.

        

Traço de artista. A arquiteta Andrea Miranda investiu em azulejos assinados pelo artista plástico Alexandre Mancini para criar um painel de 2 x 2,60 m no hall de entrada de seu apartamento. Uma moldura de MDF revestido de laminado plástico preto ajudou a preservar o traço geométrico das peças. "Dessa forma, não precisei mandar cortar nenhuma delas", diz Andrea. Aparador da Dbox e banco da Marché Art de Vie.
Onde comprar: padrão Dois Tempos, composto de peças pretas com riscos brancos e cinza (20 x 20 cm). No ateliê de Alexandre Mancini.

        

Criação coletiva. Fã do trabalho em azulejos de Flavia Del Prá, a dona desta cobertura gostou de saber que a artista também reproduz, com seu traço peculiar, desenhos fornecidos. "No painel do chuveirão, há peças inspiradas em pinturas dos filhos da proprietária e outras desenhadas por Flavia especialmente para amarrar a composição", explica a arquiteta Cláudia Pereira Eça, autora do projeto.
Onde comprar: os azulejos de 20 x 20 cm são vendidos por unidade no ateliê da artista plástica Flavia Del Prá

        

Atmosfera retrô. Quando reformou seu apartamento e abriu a cozinha para a sala, a arquiteta Lívia Ribas se deparou com um pilar estrutural. Como não podia derrubá-lo, resolveu assumi-lo. Para tanto, cobriu parte da alvenaria com um painel de azulejos que misturam branco e amarelo gema. Lembrando as estampas típicas dos anos 1960, o desenho se tornou a atração do ambiente.
Onde comprar: azulejos de 20 x 20 cm da coleção Mito, feitos apenas sob encomenda pela empresa Lurca.

Peça com bolas amarelas (15,4 x 15,4 cm). Preço: 450 reais, o m2, na Pavão Revestimentos.

Decalques fundidos dão charme ao padrão VV40 (20 x 20 cm). Por 100 reais, a unidade, no ateliê de Calu Fontes.

Ladrilho Looping (20 x 20 cm), disponível em outras cores. Na Mazza Cerâmicas por 7,59 reais, cada um.

Modelo listrado (20 x 20 cm) no qual é possível ter até seis cores diferentes. Por 8 reais, a unidade, na Brasil Imperial.

A ceramidráulica (25 x 25 cm) tem aparência de ladrilho hidráulico, mas é fabricada como cerâmica. Por 18,40 reais, a unidade, no Studio Emme Due.

Modelo Coimbra (20 x 20 cm), inspirado em mosaicos portugueses. Na Leroy Merlin, a partir de 8 reais, a peça.

Modelo Square, pintado por artesãos da Índia. A unidade custa entre 66 reais (7,5 x 7,5 cm) e 119 reais (15 x 15 cm) na Lisa Corti.

Revista: Casa Cláudia - Ed. agosto 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários são moderados.
Não serão publicados comentários fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.