O BLOG

Soluções para Arquitetura e Paisagismo.
Este blog foi elaborado por Marjorie K © 2008-2024.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cuidados que você deve ter antes de contratar seu Arquiteto

Conheça o profissional e seu trabalho não fique apenas atrás do menor preço , existe uma tabela do IAB ( Instituto dos Arquitetos do Brasil), que sugere preços de 3% ( em grandes obras como hospitais , shopping centers, complexos hoteleiros etc.) a 10% do valor total da obra. Portanto, preço muito abaixo do mercado ou o profissional que lhe ofereça trabalho de graça, tem todos os instrumentos para lhe cobrar sorrateiramente, e isto pode ter conseqüências devastadoras. POR QUÊ?


Porque este profissional irá ganhar de outras fontes com as quais o cliente nem desconfia, as famosas comissões.Este preço será sentido em cada "parafuso" da sua obra.Outra consequência pode ser a falta de experiência ou mal atendimento deste profissional.Isto também será sentido em custo de obra a surpresas de projeto.


Por isso valorize o profissional que se valoriza e deixa isto transparente ao cliente.Prefira um profissional que cobra o projeto e não comissões, pois tenha certeza que lhe sairá mais barato e você terá uma relação profissional e clara com a qual deve ser tratado.

Outro dado importante, cuidado com profissionais que dizem que fazem a obra por um preço baixo , só para conquistar o cliente e poder fechar negócio.Aquele valor você quer ouvir nem sempre será o real, mas a surpresa desagradável vai acontecer no meio da sua obra e daí, já vai ser tarde demais para voltar atrás.Ou seja, não dá para ter valores de obra sem antes ter o ante projeto terminado.Dizer que faz por um valor e depois não fazer é que acontece por ai, portanto melhor contar com um profissional que jogue limpo e transparente.

Ao contratar


Consulte pelo menos 2 profissionais para orçamento, não tenha vergonha de pedir opiniões de como ele resolveria seu problema, em cada reunião com esses profissionais, você pode sair com uma certeza a mais de quem gostaria de trabalhar.
Escute também indicações dos amigos e, é claro , é muito importante ter um ótimo diálogo e empatia com quem for contratar.

O contrato


Fique atento no contrato. É importante discriminar todos os serviços prestados pelo profissional em questão. De como ele divide as etapas de projeto , o que está incluso em cada uma delas e os prazos de entrega .

Os honorários


É importante saber como o arquiteto vai receber os honorários; pode ser ou por etapa cumprida, ou por mês , ou por administração, pois , além do projeto, o profissional pode fazer a administração da obra e isto é um custo que gira entre 10% a 20% do gasto total da obra.Além de tudo isso existe uma quarta alternativa que é pagar apenas as horas técnicas prestadas pelo profissional, este custo é variável e o cliente fica responsável pela administração da obra.

A burocracia


Já que é o arquiteto a pessoa que dá a entrada na documentação para aprovação na prefeitura , ele precisa explicitar isso no contrato e deve cuidar disso até o alvará de construção ser retirado do órgão público.

Existem impostos e taxas como a ART e etc. a serem recolhidas que são despesas do cliente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários são moderados.
Não serão publicados comentários fora do contexto da postagem ou que utilizam de linguagem inadequada.